Cuiabá, 22 de Novembro de 2017

Cidades

Prefeitura de VG anuncia concurso público com mais de 2.6 mil vagas

Por: Patricia Xavier
Fonte: Da redação

Foto de Assessoria

O concurso público da Prefeitura de Várzea Grande irá oferecer 2.693 vagas. O convênio para a realização do certame foi assinado pela prefeita Lucimar Campos (DEM), os secretários municipais de Assuntos Estratégicos, Jayme Veríssimo de Campos e de Administração Pablo Pereira, e a reitora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) Myrian Thereza de Moura Serra, na tarde desta quinta-feira (5).

No concurso, serão destinadas 865 vagas para os cargos de nível superior, 1.311 vagas para cargos de nível médio, 277 vagas para técnicos de nível médio e 240 vagas para os cargos de nível fundamental.

De acordo com Lucimar, o chamamento dos aprovados deve ocorrer na primeira quinzena de janeiro de 2018.  “Estamos ofertando à sociedade várzeagrandense e brasileira em geral, quase 2,7 mil vagas. Algo inédito para a situação financeira atual das prefeituras no país", disse a prefeita.

Durante a cerimônia de assinatura do contrato, o secretário de Assuntos Estratégicos Jayme Campos anunciou a recomposição salarial para os servidores municipais e os futuros concursados. "Hoje o Brasil tem quase 13 milhões de desempregados e a Prefeitura de Várzea Grande oportuniza para quem irá concorrer há essas 2.692 vagas e os já servidores públicos uma recomposição salarial de 15% para os de nível médio e 20% para nível superior a partir de janeiro de 2018, fazendo assim justiça social para os já servidores públicos e tornando atrativo o salário para novas vagas que estão sendo disponibilizadas”, disse Jayme.

Pelo contrato, caberá a UFMT apresentar em até dez dias após a assinatura do mesmo a elaborações do Edital de convocação da prova objetiva para todos os cargos. Também são competências da UFMT, de acordo com o contrato, elaborar as questões da prova, divulgar o edital e todas as etapas do concurso no site da instituição, realizar as inscrições via internet, fazer a convocação dos candidatos, informar sobre o local para realização das provas, divulgar gabarito oficial, entre outros itens.

Atualmente sete mil servidores fazem parte da Administração Municipal de Várzea Grande, sendo que pelo menos dois mil são contratados temporários para substituição de licenciados ou para suprir a falta de profissionais em determinadas áreas. Estimativas apontam para uma folha de pagamento mensal que varia na casa dos R$ 25 milhões/mensais com encargos, envolvendo a Prefeitura de Várzea Grande, o Departamento de Água e Esgoto – DAE/VG que já realizou concurso neste ano e a Previdência de Várzea Grande – Previvag. Com assessoria.