Cuiabá, 19 de Novembro de 2017

Mato-grosso

ANAC avalia reativar aeroporto em Alta Floresta

Por: DA REDAÇÃO

Foto de Reprodução

Fechado temporariamente desde 18 de julho, por falta de um plano de segurança emergenciais pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), o aeroporto de Alta Floresta pode ser reaberto. O município já apresentou documentos que provam a solução das pendências exigidas pelo órgão. Os voos poderão ser normatizados ainda esta semana.

O deputado federal Valterir Pereira (PROS), se reuniu o Diretor-Presidente da ANAC, Sr. Marcelo Guaranys e pediu prioridade na análise do processo. “A população de Alta Floresta e região está sendo muito prejudicada com a suspensão dos voos. Hoje, as pessoas estão descendo no aeroporto de Sinop e enfrentando o perigo dos 300 km de estrada para chegar à cidade de Alta Floresta. Essa situação não pode continuar.”, disse Valtenir.

A suspensão foi pelo não cumprimento de requisitos técnicos de segurança, principalmente em relação às estruturas de combate a incêndio e de “emborrachamento” da pista. Também foram apontadas ausências de esteira para o transporte de bagagens e aparelhagem de raio-x. O aeroporto pertence ao Estado, mas sua administração foi repassada ao município por meio de convênio, firmado em 2002.

 O Diretor-Presidente da ANAC assegurou que o processo será analisado o mais rápido possível,  para que o aeroporto possa voltar a ter voos regulares. A liberação poderá ocorrer até o final desta semana.

 Também participaram da reunião, o Chefe da Assessoria Parlamentar da ANAC, Sr. George Souza, o Assessor de Comissão da ANAC, Sr. Guilherme Franco, e o Chefe de Gabinete do Deputado Valtenir, Sr. Ércio Lins.