Cuiabá, 21 de Novembro de 2017

Mato-grosso

Sinop cresce acima da média nacional

Por: Francisco Delmondes Bentinho
Fonte: Especial para o MTPolítica
Município situado cerca de 500 km, da capital, Cuiabá vem apresentando crescimento populacional acima da média nacional
A cidade recebe hoje em média 5 a 6 famílias diariamente
A cidade recebe hoje em média 5 a 6 famílias diariamente
Foto de Reprodução

De acordo com a revista Veja desta semana, (edição 2364) Sinop se tornou numa das cidades que mais cresce no cenário nacional. Ela também tornou referência como pólo do norte do estado, ao completar 40 anos de existência, neste ano de 2014.

Dados do IBGE (censo/2010), somavam que a cidade tinha cerca de 113 mil habitantes, contra os dados atuais que já estima uma demanda populacional de 123.634 habitantes. Isso determina um crescimento aproximado de 10%, quando a maioria das cidades brasileiras teve crescimento em torno de 5 a 7%, em cada década.

Este crescimento vertiginoso tem atraído empresários de todas as regiões do país para o município. Empresários sonham com investimentos fabulosos em Sinop,prova disso são as empresas de venda de veículos e maquinários para a agricultura, o que poderá alavancar em muito a economia local.

Segundo o empresário Ênio Pepino Sobrinho, que representava a Sociedade Imobiliária Noroeste do Paraná (Sinop), a cidade recebe hoje em média 5 a 6 famílias diariamente, que lá aportam em busca de emprego e de melhoria de vida.

Esta expansão é também a causa de valorização imobiliária acima da média do estado, pois a dificuldade de casas para alugar, tem feito com que sejam criados novos investimentos imobiliários, e que 16 novos loteamentos estão sendo comercializados na cidade.

Esta perspectiva vem de encontro aos elevados índices de produtividade, não só no município de Sinop, como também em outras cidades que margeiam a rodovia BR-163.