Cuiabá, 18 de Outubro de 2017

Educação

Inscrições para o Enem terminam nesta sexta-feira

Por: Aline Brito
Fonte: Da redação

Foto de Reprodução

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017 terminam nesta sexta-feira (19), às 23h59. Os candidatos podem se inscrever pela internet no site oficial do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e seguir as orientações.

Para confirmar a inscrição o candidato deve efetuar o pagamento da taxa do exame no valor de R$ 82.

Nesse ano, as provas serão aplicadas em dois domingos consecutivos, nos dias 5 e 12 de novembro. E não mais em apenas um final de semana. Para se inscrever, o candidato deve informar telefones fixo ou celular, além de e-mails.

O estudante também terá que criar uma senha de no mínimo seis, e no máximo, dez caracteres. Essa senha deve ser guardada, pois o candidato precisará dela até o ano que vem, seja para conferir o resultado do exame ou para participar de processos seletivos que utilizam as notas das provas, como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e o Programa Universidade para Todos (ProUni).

Isenções

A isenção do pagamento da taxa de inscrição será ofertada para três grupos.

Os estudantes do ensino médio no ano letivo de 2017, matriculados na rede pública de ensino, a isenção é automática. Membros de família de baixa renda que declarem estar em situação de vulnerabilidade socioeconômica, de acordo com o Decreto 6.135/2007, e que estejam inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), têm direito à isenção.

E aquelas pessoas no qual a renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio (R$ 1.405,50) e que cursaram todo o ensino médio na rede pública de ensino ou como bolsista integral em escola da rede privada, seguindo a Lei 12.799/2013.

A isenção deve ser solicitada na inscrição, por meio de Declaração de Carência Socioeconômica. Nesse momento, o próprio sistema vai cruzar os dados inseridos pelo participante, de renda e de escolaridade, entre outros. Se a solicitação não for aceita, o sistema vai gerar, automaticamente, a Guia de Recolhimento da União (GRU).

O prazo para o pagamento da taxa de inscrição vai até 24 de maio, respeitando os horários de compensação bancária.

Uma informação importante é que, o participante que solicitou a isenção da taxa no Enem 2016 e que não compareceu à prova só terá direito à isenção no Enem 2017 se justificar o motivo da ausência no sistema de inscrição.