Cuiabá, 18 de Outubro de 2017

Saúde

A uma semana do fim, campanha contra gripe vacina 41,7% pessoas no estado

Por: Patricia Xavier
Fonte: Da redação

Foto de Reprodução

A campanha nacional de vacinação contra a gripe já imunizou 340 mil pessoas em Mato Grosso. A meta, segundo o Ministério da Saúde, é vacinar 678 mil mato-grossenses. A campanha termina no dia 26 de maio.

De acordo com o balanço do órgão, divulgado nesta quinta-feira (18), até o momento,  41,7% do público-alvo foi vacinado.

Dessa porcentagem, em Mato Grosso a adesão do público-alvo está em 33,3% entre as crianças; 56,3% trabalhadores de saúde; 40,5% gestantes; 53,3% puérperas; 2,6% indígenas; 52,5% idosos; e 39,4% entre os professores.

Entre as regiões do país, o Sul apresentou o melhor desempenho em relação à cobertura vacinal contra a influenza, com 68,3%, seguida pelas regiões Centro-Oeste (53,1%), Sudeste (52,9%); Nordeste (47,8%) e Norte (43%).

Para a campanha deste ano, o Ministério da Saúde adquiriu 60 milhões de doses da vacina. O Dia D de mobilização nacional para vacinação ocorreu no último sábado, dia 13 de maio.

O Ministério da Saúde alerta sobre a importância das pessoas se vacinarem neste momento para estarem protegidas no inverno, quando os vírus da Influenza começam a circular com maior intensidade. A vacina demora cerca de 15 dias para fazer efeito após aplicada, por isso é necessário que as pessoas, integrantes do público-alvo, se conscientizem e procurem os postos de saúde para se vacinarem antes do período de inverno.

A vacina contra a gripe está disponível nos postos de vacinação para crianças de seis meses a menores de cinco anos; pessoas com 60 anos ou mais; trabalhadores de saúde; povos indígenas; gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto); população privada de liberdade; funcionários do sistema prisional, pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais, além dos professores.