Cuiabá, 21 de Novembro de 2017

Política

Dois municípios de MT terão novas eleições para prefeito em novembro

Por: Aline Brito
Fonte: Da redação

Foto de Divulgação assessoria

Os municípios de Primavera do Leste e Mirassol D'Oeste (a 244 e 295 km de Cuiabá, respectivamente) terão novas eleições em novembro deste ano para escolha de prefeito e vice-prefeito.

Segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT) as eleições ocorrerão no dia 19 e terão um gasto de R$ 180 mil para o órgão.

A nova eleição acontece porque os prefeitos Getúlio Viana (PSB), de Primavera, e Elias Mendes Leal Filho (PSD), de Mirassol, foram cassados e perderam os recursos impetrados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Segundo o diretor-geral do TRE, Nilson Bezerra, os prefeitos cassados não poderão concorrer novamente ao cargo. "É uma eleição atípica, então o calendário é bastante encurtado. O prazo de registro, de convenções e de propaganda eleitoral são prazos bem menores", explicou.

Ainda de acordo com Bezerra, os partidos já escolheram os candidatos no último sábado (07), que foi o prazo final.

Na próxima quinta-feira (12) termina o prazo para o registro das candidaturas e começa o período de propaganda eleitoral em rádios e televisão, no caso de Primavera do Leste e rádio em Mirassol. As propagandas seguirão até o dia 16 de novembro.

Conforme o diretor-geral do TRE, as regras que serão aplicadas nesta eleição serão as mesmas utilizadas nas eleições de 2016, pois as alterações feitas recentemente não valem para este pleito.

“Eventuais alterações que aconteceram no Congresso Nacional na semana passada não se aplicam nessas eleições. Essas alterações vão se aplicar somente para próxima eleição, em 2018. Na legislação eleitoral, nós temos o princípio da anualidade, ou seja, uma legislação só pode ser aplicada na eleição se aprovada pelo menos um ano antes da eleição", esclareceu.