Cuiabá, 21 de Novembro de 2017

Política

Entrevista exclusiva com o Diretor Geral da Infatec Soluções Tecnológicas - Agamenon Santa Cruz

Fonte: Redação

Em passagem relâmpago por Mato Grosso, o professor Agamenon Santa Cruz concedeu entrevista com exclusividade ao Portal MT Política. Num bate papo estilo ‘pá e bola’, na tarde de sexta-feira (06.06), em nosso escritório, em poucas palavras o pedagogo garantiu possuir uma ferramenta de multimídia capaz de revolucionar a gestão estatística da educação brasileira. Em poucas palavras, o professor nos confessou ter saído ter saído da roça para ganhar o mundo. “Trabalhei muitos anos da minha infância no interior do Piauí no município de Elesbão Veloso e consegui hoje chegar até aqui com muito orgulho”, disse.

Perfil: Agamenon Santa Cruz é formado em Administração de Empresas, pós-graduando em Gestão Escolar, Tecnologias de Aprendizagem e MBA em Planejamento e Gestão Educacional. Ministra aulas em cursinhos preparatórios para concursos, Já participou de diversos cursos de desenvolvimento pessoal e liderança. Profere palestras e consultorias em gestão escolar, inovações tecnológicas e formação de equipes de excelência. Atualmente é Diretor/Presidente do grupo Infatec onde oferece umas das soluções tecnológicas mais inovadoras para o setor Educacional.
Entrevista:

MTPolitica – O que realmente se trata esse programa de gerenciamento escolar?

Agamenon Santa Cruz – Trata de um Programa Estatístico e Gestor Escolar, chamado de PEGE e foi criado com o objetivo de monitorar as metas traçadas pelos gestores, diretores e professores de todo Brasil, no tocante aos indicadores educacionais, incluindo IDEB - Índice de Desenvolvimento da Educação Básica.

MTPolitica – Poderia melhor detalhar?

Agamenon Santa Cruz – Claro! É um sistema multiplataforma on-line que integra secretarias, escolas, professores, alunos, pais ou responsáveis e comunidade, gerenciando os setores; acadêmico, financeiro, administrativo e pedagógico das escolas e das secretarias.

MTPolitica – Em claras palavras seria um diário eletrônico?

Agamenon Santa Cruz – Sim. Uma forma revolucionária de integração pedagógica entre a sala de aula e secretaria de educação, e transformando as informações em um B.I (business intelligence), que é uma análise estatística do dia a dia de sala aula.

MTPolitica – Esse produto, se assim poderá ser chamado, já está disponível para prefeituras de todo Brasil?

Agamenon Santa Cruz – Com toda certeza, atualmente atendemos mais de 70 mil alunos em vários estados e municípios brasileiros. Gestores, diretores e professores que objetivam monitorar, os indicadores e as metas por eles traçadas, estamos à disposição para servi lós.

MTPolitica – Esse sistema atende somente secretarias municipais?

Agamenon Santa Cruz – De jeito nenhum. Atende também secretarias estaduais. Ele possui um sistema adequado para ambos os níveis, além de ser totalmente parametrizável, ou seja, o sistema se adéqua a necessidade do gestor e sua realidade, considerando seu eixo.

MTPolitica – Para aquisição do sistema e sua aplicabilidade é necessário mensurar o porte do município ou do estado?

Agamenon Santa Cruz – Não. Ele atende do menor e humilde município e estado aos maiores espalhados pelo imenso território brasileiro.

MTPolitica – Mato Grosso é um estado praticamente rural, com escolas longínquas das sedes municipais. Isso não impossibilita o PEGE?

Agamenon Santa Cruz- De forma alguma. Nós atentamos pra isso ao desenvolver o programa. O Diário Eletrônico ON&OFF (aplicativo) vem como solução que independente da localização da escola, seja ela urbana ou rural, ele oferece a integração necessária. Dentro dessa realidade já estamos atuando no estado do Maranhão, onde, por conta dessa mesma realidade, desenvolvemos o aplicativo, que na verdade era a ferramenta que faltava para esta integração.

MTPolitica - Então precisa de internet?

Agamenon Santa Cruz – Não necessariamente de internet 24 horas ou especifico onde é usado o sistema APP (aplicativo), já que ele atua com a tecnologia de sincronização, ou seja, funciona com ou sem internet, assim que o professor disponibilizar de internet o sistema atualiza o banco com gestor educacional, ficando assim também formatado toda e qualquer modificação na área pedagógica e o professor terá sua ferramenta atualizada pelo APP.

MTPolitica – Como assim?

Agamenon Santa Cruz – De onde o professor estiver ele terá a opção de lançar a frequência, os conteúdos e as notas dos alunos, com ou sem internet através de dispositivos móveis; Smartphones e Tablets. Ele fica gravado e a qualquer sinal ou lugar, os dados são enviados para a secretaria.

MTPolitica – O senhor referiu nós atentamos para desenvolver esse produto?

Agamenon Santa Cruz – Digo nós porque somos um grupo. Eu sou o diretor presidente desse grupo chamado de Infatec – Soluções Tecnológicas.

MTPolitica - Como que nasceu a ideia desse programa?

Agamenon Santa Cruz – Eu, como funcionário publico municipal, vivenciei isso na pele, numa secretaria do meio ambiente que na verdade. Eu fiz o concurso público municipal para agente administrativo visando ocupar uma vaga na secretaria de educação do município Coelho Neto no Maranhão, porque minha intenção era pesquisar a fundo as rotinas de uma secretaria de Educação e assim o fiz. Era muita papelada e com bastante perda de tempo. Foi ai que me veio à ideia de melhor manusear e perpetuar o conhecimento.

MTPolitica – O senhor atribui isso como um avanço tecnológico para o setor educacional brasileiro?

Agamenon Santa Cruz – Sem sombra de dúvida. Nossa intenção é levar para o Brasil e para o mundo afora nossa visão e soluções tecnológicas para a educação. Na verdade, queremos unir o nosso pensamento com o pensamento dos gestores, dos professores, dos alunos e da comunidade, onde numa ponta colocamos o gestor, e na outra a comunidade. No meio a tríade que é o pilar da educação – escola, professor e aluno.

MTPolitica – Se percebe carinho na sua fala quando se trata a educação?

Agamenon Santa Cruz - (silêncio.....passa mão no rosto...e diz), a educação é a base fundamental da transformação do ser humano. É com educação que aprendemos a nos expressar, encarar os problemas e solucioná-los, trilhar o caminho de uma profissão, conviver em paz e harmonia, respeitar e ser respeitado, mudar a sociedade. Além disso, é o conhecimento o nosso maior legado para as próximas gerações, foi com educação que sair da roça onde trabalhei muitos anos da minha infância, no interior do Piauí, mas precisamente no município de Elesbão Veloso, e consegui hoje chegar até aqui com muito orgulho.

MTPolitica – Onde fica a Matriz da Infatec?

Agamenon Santa Cruz – Em Teresina, no Piauí, mas temos escritórios espalhados por várias cidades do Brasil, inclusive, aqui, na capital, Cuiabá.

MTPOlitica – Onde está localizado em Cuiabá?

Agamenon Santa Cruz – No Centro Carmindo da Construção, situado na Avenida Carmindo de Campos. Nosso telefone pra contato em Cuiabá é (65) 3028-4020.

MTPolitica – Então é uma organização grande?

Agamenon Santa Cruz - Eu não diria grande, mas alicerçada. Somos uma organização moderna e flexível, formada por profissionais capacitados e treinados para os modelos de negócios para o quais os sistemas são desenvolvidos, onde buscamos sempre apresentar produtos inovadores, sofisticados e personalizados para cada cliente, levando em conta suas necessidades e objetivos.

MTPolitica – Há quanto tempo a Infatec está no mercado?

Agamenon Santa Cruz – Estamos há oito anos com serviços prestados em vários estados brasileiros, como; MG, SC, PI e MA. Atendemos mais de vinte secretarias, com 70 mil alunos e logo estaremos aqui em Mato Grosso. Para o mês de julho tenho alguns municípios já agendados onde iremos apresentar nossos produtos.

MTPolitica - Nossos produtos. Então a Infatec não se resume ao Pege?

Agamenon Santa Cruz – Não! A Infatec é uma empresa integradora de soluções também em Tecnologia da Informação, Business, Automação de Eventos, Aproveitamento de Energia Solar, Consultorias e Treinamentos.

MTPolitica - Para finalizar. O senhor não gostaria de fazer um merchan da Infatec (divulgar) para aqueles que irão ter acesso ao nosso bate papo?

Agamenon Santa Cruz – Gostaria de agradecer pela oportunidade e lembrar aos seus leitores que os nossos produtos e serviços são sempre focados nas necessidades do cliente, com uma análise completa de requisitos, viabilidade e rentabilidade, e o resultado são produtos e serviços com eficiência, eficácia, com a redução dos custos, pois somos uma empresa que acredita e investe em tecnologia como ferramenta para o progresso da sociedade. Em Cuiabá, o nosso contato é (65) 3028-4020.